EnglishPortugueseSpanish

Quais são os tipos de Nylon?

Engrenagens de Nylon

Em posts anteriores, nós detalhamos para vocês alguns dos principais plásticos industriais e suas aplicações. Agora, mostraremos para vocês todas as variações de um dos termoplásticos mais populares que existem, o Nylon.

Link: https://imake.com.br/o-que-e-polipropileno/

Link: https://imake.com.br/para-que-serve-o-tarugo-de-nylon/

O que é Nylon?

A Poliamida, mais conhecida como Nylon ou Náilon, é um polímero termoplástico criado a partir de monômeros de amida, interligados por ligações peptídicas com ou sem grupamentos.

Ele também é a primeira fibra têxtil a ser produzida, em 1935, pelo químico Wallace Hume Carothers, da empresa multinacional DuPont.

Quais são as suas propriedades?

Independente do seu tipo, o Nylon apresenta um conjunto de características gerais que o consolidam como um dos melhores plásticos de engenharia como:

A

  • Excelente estabilidade térmica
  • Excelente resistência ao desgaste e boa dureza
  • Ótimo amortecimento mecânico
  • Ótimas propriedades de deslizamento
  • Ótima estabilidade química
  • Baixa densidade

Enfim, quais são os tipos de Nylon?

O Nylon pode ser encontrado em diferentes tipos, os quais têm aplicações exclusivas nos mais diversos ramos industriais. Seguem exemplos abaixo:

Nylon 6.0

É um termoplástico produzido a partir da Poliamida 6, a qual é a extrudada mais usual, oferecendo assim uma conjunção das propriedades características desse material. Essas propriedades são: bom isolamento, excelente tenacidade ,excelente usinabilidade, ótimas propriedades de deslize, soldabilidade e colagem; excelente resistência mecânica e boa resistência a uma grande variedade de combustíveis, óleos e graxas. Ele é utilizado nas indústrias de tecnologia de aviação e aeroespacial, automotiva, de alimentos, química, mecânica, elétrica, e eletrônica.

Nylon 6.6

É um termoplástico produzido a partir da copoliamida 6.6/6, um copolímero consequente da combinação entre as duas variedades 6.0 e 6.6, e por isso, apresenta características intermediárias de acordo com a porcentagem da mistura. Essas propriedades são excelente estabilidade dimensional térmica, dureza, resistência a abrasão e ao desgaste, boa rigidez, baixas propriedades de atrito, mas também, boas propriedades físicas, mecânicas, elétricas e químicas, o que o permite ser utilizado como substituto ao aço, alumínio, bronze, duralumínio, ferro fundido e latão. Ele tem várias aplicações nas indústrias automotiva, eletrônica e marítima, assim como, na construção, mineração e silvicultura.

Nylon 11

É um bioplástico produzido a partir do óleo de mamona, matéria-prima de origem vegetal e 100% renovável. Na sua formulação, não são adicionados metais pesados ou pigmentos com base em agentes de vulcanização, além de não liberar substâncias tóxicas, o que reduz drasticamente o seu impacto ambiental. Apresenta como propriedades uma baixa absorção de umidade, baixo coeficiente de atrito, ótima flexibilidade, resistência ao desgaste e à raios UV. Ele possui aplicações nas áreas de aeroespacial, automotiva, eletrônica, equipamentos esportivos, têxtil, tubulações, revestimento de arame e revestimentos metálicos.

Nylon 12

É um termoplástico produzido a partir de monômeros de ácido ω-aminoláurico ou laurolactama, cada um contendo respectivamente 12 carbonos, por isso a denominação ‘Nylon 12’. Possui propriedades mecânicas, como resistência a abrasão, resistência à tração e dureza, parecidas com às do nylon 6 e do nylon 66, e também apresenta boa resistência química, se destacando por ter a mais baixa absorção de água de todas as poliamidas. Tem aplicações nas indústrias alimentícia, farmacêutica, eletrônica, automobilística, cosmética, têxtil, e na produção de artigos
esportivos e de lazer.

Nylon 6/3

É um termoplástico que se configura como uma das poliamidas amorfas, dessa forma, possuindo um elevado nível de transparência. Ele apresenta como características uma excelente resistência química, boa resistência mecânica, alta estabilidade térmica e dimensional, alto grau de dureza, grande resistência à ruptura por tensão e uma boa temperatura de deflexão. Tem aplicabilidades nas indústrias automotiva, de alimentos e eletrônica.

Poliamida 6 Fundida

É um termoplástico produzido a partir da fundição da Poliamida 6, o que o torna um produto mais estável, proporcionando um ganho considerável de qualidade. Com isso, é possível fabricar peças com formatos e tamanhos especiais, assim como, alterar com facilidade esse produto através de aditivos, concebendo-o características especiais. Suas propriedades são excelente resistência química, alto ponto de fusão, alto potencial de usinagem, excelente resistência dimensional, excelente resistência ao desgaste e à abrasão, boas propriedades de deslize, e autolubrificação. Essas características o tornam ideal para substituição de metal como aço, alumínio, bronze e ferro em aplicações de engrenagens, polias, mancais e rodas dentadas. Ele é utilizado na engenharia mecânica, indústria automotiva, indústria agrícola e indústria de embalagens.

Esse plástico industrial também é conhecido pelo nome de Tecast T e ao ser aditivado, pode ser dividido em 3 subtipos: 

Tecast L

Também é conhecido como Nyloil ou Nylon com óleo lubrificante, pois é aditivado pelo mesmo. O Seu diferencial se encontra no aperfeiçoamento da capacidade de autolubrificação e em ter o menor coeficiente de atrito em relação aos outros tipos de Nylon, possibilitando uma usinagem eficiente com excelentes acabamentos. Suas principais propriedades são: elevado ponto de fusão, elevada resistência ao desgaste por abrasão e ao impacto, baixo nível de ruído, boa resistência química, coeficiente de atrito dinâmico e estático aproximadamente iguais, fácil usinagem, alta resistência dimensional, admissão de velocidades de pressões de trabalho maiores que ás do Nylon comum. Ele é usado na indústria em geral substituindo peças que geralmente são confeccionadas em metal, como, anéis de vedação, acoplamentos, buchas, caneca para elevadores, calços e sapatas para laminadores, casquilhos, chapas de desgaste e deslizamento, chavetas,  cremalheiras, engrenagens, Lâminas raspadoras, mancais, peças de desgaste para locomotivas, polias, rodas dentadas, roldanas, rolamentos, roscas em fim, rotores, roletes para equipamentos transportadores, topos isolantes.

Tecast TM

Ele é o Nylon fundido aditivado com a adição de Bissulfeto de molibdênio (MoS2). Esta adição proporciona ao Nylon um aumento no nível de cristalinidade, o que, consequentemente, aprimora  o seu grau de resistência sem comprometer a sua tenacidade. Ela também ocasiona o aumento da dureza de superfície, das propriedades de deslize e melhora as propriedades de abrasão. Por ter ótimas propriedades mecânicas, ele tem a flexibilidade necessária para a fabricação de peças de grande porte ou personalizadas de acordo com o projeto, assim como, a capacidade de substituir peças tradicionalmente feitas de aço, alumínio, bronze e ferro. O Tecast TM pode ser utilizado em engrenagens, buchas, canecas para elevadores, isoladores, mancais, peças de desgaste, roldanas, roletes, rotores e rosca para transportadoras.

Tecast TDB

Ele é modificado para ter uma maior resistência à temperatura de serviço do que o Tecast T. Apresenta excelentes propriedades mecânicas e ótimas características de desgaste e deslize. Ele tem aplicações na indústria de construção civil, de mineração e de petróleo e gás, assim como, no maquinário agrícola e na tecnologia de transporte.

Mais informações?

Para mais informações entre em contato conosco, contamos com um departamento técnico especializado em Plásticos de Engenharia, que está à disposição de nossos clientes para auxiliar sobre qualquer dúvida de aplicações e propriedades técnicas dos materiais.


Pelo telefone (11) 2010-3636 ou pelo Whatsapp.

FALE COM A IMAKE

Entre em contato com nossos profissionais e solicite maiores informações.

🔧 Problemas técnicos no nosso PABX (11) 2010-3636! 🔧

📞 Nossos telefones fixos estão temporariamente indisponíveis. Para entrar em contato conosco, ligue para:

(11) 94806-2853.

📱 Ou, se preferir, mande uma mensagem via WhatsApp para o mesmo número!

A equipe Imake agradece sua compreensão!

Abrir Conversa
Fale com a IMAKE
Olá! Mande sua mensagem que retornaremos assim que possível.